quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PROJETO PARA NOVOS MODELOS DE AVALIAÇÃO

PROJETO PARA NOVOS MODELOS DE AVALIAÇÃO



Este projeto foi aplicado na disciplina de Gestão III – Planejamento e Execução de Processos de Atividades Produtivas da turma do 3° ano do Ensino Médio Integrado (EMIEP), turma com 14 alunos.
A utilização da sala de tecnologia pelos professores do EMIEP, levou a outros modelos de avaliação, além da tradicional prova impressa. O método adotado pelo professor da disciplina, com orientação do professor da sala de tecnologia, foi a elaboração de trabalhos apresentados por meio de data show a turma. O principal meio é através de pesquisa do assunto citado pelo professor e da criação de arquivo do Microsoft Power Point (.ppt) ou arquivos do BrOffice.org Impress (.odt).
As apresentações são feitas a turma, tendo como avaliador o professor da disciplina. O professor tem um papel importante neste momento, de complementar o conteúdo e também de questionar o aluno, que normalmente tem conhecimento do conteúdo para responder, pois para elaborar a apresentação deve ter feito varias leituras do assunto. A participação dos demais alunos é sempre bem vinda, com questionamentos e perguntas, assim o apresentador pode fazer suas correções no arquivo antes de entregá-lo ao professor.
Este tipo de avaliação eliminou o modelo antigo de testar o conhecimento do aluno, a velha prova escrita.
Para os alunos o projeto foi uma experiência diferente, pois puderam entender melhor o conteúdo passado pela em sala de aula.
Estão entre as tecnologias utilizadas pelos alunos a sala de informática com equipada com 20 computadores, com sistemas Linux (BrOffice) e Windows (MS Office2007). Alguns dos trabalhos apresentados na sala de tecnologia estão disponíveis para download...

Economia Solidária

Mecanização Agrícola I

Mecanização Agrícola II

Produção de morangos

Nenhum comentário:

Postar um comentário