quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coisas importantes e significativas.

Coisas importantes e significativas.

A importância do hipertexto como um recurso que possibilita uma maior relação entre os usuários e os estoques de conhecimento. Sua maior e mais importante característica é a interatividade. Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. O hipertexto e a hipermídia são uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento.
A experiência de navegar no hipertexto sobre hipertexto é muito boa, é a teoria de uma forma prática. O hipertexto é um texto dinâmico, rápido, acessível e interativo, que nos permite navegarmos por vários caminhos e por idéias de outros autores, no mesmo texto.

Perspectiva construcionista, pode ser um aspecto a respeito da construção e uso do hipertexto como artefato pedagógico.

Papert denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento (1986 apud VALENTE, 1998: p 40). Ele usou esse termo para mostrar um outro nível de construção do conhecimento: a construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador. Na noção de construcionismo de Papert existem duas idéias que contribuem para que esse tipo de construção do conhecimento seja diferente do construtivismo de Piaget. Primeiro, o aprendiz constrói alguma coisa ou seja, é o aprendizado por meio do fazer, do "colocar a mão na massa". Segundo, o fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse e para o qual ele está bastante motivado. O envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais significativa.
José A. VALENTE, Computadores e Conhecimento: Repensando a educação, p. 40-45.


Ademir Muller Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário